quarta-feira, 16 de maio de 2012

As escolhas te enlouquecem!


Á algum tempo venho estudando a questão do paradoxo da escolha, apresentado por alguns filósofos. Eis que hoje, após a publicação de um post na página do formigueiro no facebook, recebi um comentário apresentando um link muito interessante sobre o assunto, onde o filósofo Barry Schwartz fala durante vinte minutos em um vídeo sobre a questão. Aos que puderem assistam, pois vale muito a pena. 


Vou apresentar de forma resumida minha opinião sobre o assunto. Na verdade não se trata de uma opinião e sim de uma constatação: as escolhas nos enlouquecem.

Atualmente somos bombardeados por informações que vem de todos os lados e, não bastando a elevada capacidade de síntese que precisamos desenvolver para dar um sentido a tudo isso, somos atacados pelo “poder” de decisão em praticamente todos os segmentos de nossa vida. 
Pense um pouco e veja o quão assustador é quando notamos que, para comprar um celular, você tem no mínimo dez escolhas, um pão na padaria e lá vem mais seis ou sete opções, vai trocar de carro são no mínimo oito opções que cabem em seu orçamento. E ai, o que escolher?


O paradoxo da escolha trata justamente desse tema. De acordo com estudos, a falsa sensação de liberdade que temos ao fazer escolhas recheadas de opções faz um mal danado a nossa saúde mental. Pensando friamente, eu concordo. 

Ao nos depararmos com uma escolha, quanto mais opções tivermos maior será nossa indecisão e disso só podemos colher dois resultados: ou paralisamos e não sabemos o que escolher, ou escolhemos algo e nos frustramos com a escolha, seja ela acertada ou não. Note que, ao escolher um aparelho celular novo, por exemplo, você fica com a sensação de que o outro modelo tinha recursos melhores ou era melhor nisso ou naquilo do que o escolhido. Isso nos corrói por dentro, sendo mais um grande causador do grande número de depressões da atualidade.


Precisamos aprender lidar com isso, é difícil, mas temos que treinar nossa mente para escapar das armadilhas do mundo atual, onde as escolhas impostas pela “liberdade” conquistada nos causam graves problemas e corroem nossas mentes.

Tire um peixe de dentro de um aquário e solte-o no oceano: a liberdade causará paralisia e sua satisfação será reduzida. 

Todos nós precisamos de um aquário metafórico!

0 comentários:

Postar um comentário

 

GoToAnt Copyright © 2011 - Carlos Eduardo Bier GoToAnt