terça-feira, 15 de maio de 2012

A cultura da isenção da culpa

Li um artigo algum tempo atrás que demonstrou com clareza um problema sério que afeta a grande maioria das empresas: o foco sempre está voltado a encontrar um culpado e não solucionar um problema.

Quando uma falha grave ocorre em um determinado processo, reuniões e mais reuniões (aquelas sem objetivo definido) são feitas buscando o responsável pelo acontecimento, a ânsia de encontrar um culpado é tão grande que o processo é esquecido. Como resultado, geralmente ocorre uma demissão ou advertência.


E o problema? O retrabalho gerado? As consequências reais?
Ninguém para pra pensar em analisar a solução ao invés de dar uma ênfase tão grande ao problema. Seria muito mais inteligente encontrar a falha no processo e corrigir a postura da equipe, dessa forma o percentual de uma reincidência seria reduzido drasticamente. A realidade não é essa, problemas reincidentes são corriqueiros nas corporações, isso faz com que uma cultura um tanto egoísta seja enraizada.

Reflita: Em um processo multidisciplinar qualquer a ser executado em uma empresa, irão atuar as equipes A e B. A equipe A é responsável pelo serviço X e a equipe B pelo serviço Y. Suponhamos que algo deu errado nos resultados apresentados pela equipe B. Ao questionar qualquer integrante da equipe A sobre o problema, você tem dúvida de que a resposta será “minha parte eu fiz, isso é responsabilidade de fulano ou ciclano”?

Não defendo aqui carregar ninguém nas costas e muito menos privilegiar profissionais incompetentes que pouco se preocupam com sua atuação no processo, mas acredito que precisamos fazer uma reflexão sobre o conceito de equipe.

É essencial que saibamos ponderar as coisas.   

2 comentários:

Unknown disse...

Está aí algo que parece estar realmente enraizado na "cultura empresarial" onde infelizmente tudo acaba sendo feito sempre sem quase nada de planejamento. Sei que ainda tenho muito o que viver e aprender, mas pelo pouco que já tenho de experiência, vejo que esta ausência espalha-se por vários endereços.

Carlos Eduardo Bier disse...

Eu diria que a grande maioria das empresas trabalha dessa maneira. Temos que disseminar reflexões como essas e mudar nossas atitudes no dia-dia buscando colaborar pela mudança desse cenário.

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