Estou analisando o interior de corporações e a movimentação
do mercado á algum tempo. Venho percebendo que, quase na totalidade das grandes
corporações, os processos amarrados e complexos somados a estratégia
capitalista visando o lucro acima de qualquer outra coisa, está deteriorando,
dia pós dia, a qualidade de seus serviços e produtos. Como sempre costumo
dizer: o cliente é uma mera parte do processo. Mas, e o futuro?
Eu formulei uma teoria para ele, animadora para alguns e
triste para outros. Posso estar louco, eu concordo, mas se observarmos friamente
os acontecimentos que vem assolando nosso cotidiano, podemos perceber que tenho
ao menos alguma razão.
O cenário atual é composto basicamente de três “classes” de
empresas, de acordo com minha visão:
- Empresas grandes;
- Empresas pequenas formais;
- Empresas pequenas e inovadoras;
As empresas grandes, em sua maioria estão amarradas a processos antiquados,
velhos e sem o mínimo de sal. São CMM’s da vida que definem os processos
padrões para o funcionamento de... empresas padrões. Percebe-se ai uma bagunça
generalizada, basta olhar para o interior de qualquer grande corporação e podemos
facilmente identificar uma quantidade absurda de retrabalho, investimentos sem
o mínimo de nexo, não valorização do trabalho humano e influência política de
certas peças que acabam por estabelecer o cenário de caos.
Mas como elas sobrevivem? Ora, são as únicas! Únicas não no sentido de estarem sozinhas, mas
únicas no sentido de terem concorrentes que não se diferenciam em sua essência.
Criamos ai um padrão de má qualidade seguido à risca pelo mercado. Faça uma
pequena análise e conclua: quais são os problemas das operadoras de telefonia? Televisão
a cabo? Assistências técnicas? São os
mesmos!
Tendo como exemplo as grandes empresas, as “pequenas formais”
não tem nenhum detalhe ou diferencial: elas são as pequenas empresas buscando o
crescimento baseado nos problemas das grandes empresas, ou seja, seriam as
grandes empresas de amanhã.
Já nas “pequenas e inovadoras”, é onde firmo minha teoria:
são as empresas que dominarão o futuro. Essas, são aquelas que estão antenadas
nos clientes e fazem somente o básico, coisa que ninguém hoje em dia faz. As “pequenas
e inovadoras” querem processos descomplicados, clientes satisfeitos e
crescimento embasado, nunca observam a concorrência e fogem dos padrões de
processos burocráticos, elas simplesmente fazem.
Vejam, estamos cada dia que passa mergulhando de forma
assustadora na era da informação, que leva a crítica e questionamento. Aos
poucos as pessoas estão começando a enxergar esse cenário de desrespeito e começando
a migrar seus serviços e produtos, o processo é lento mas é nítido. Isso fará
com que em um futuro não muito distante, as grandes potências venham a ruir e
as “pequenas e inovadoras” a emergir, resultando em um processo inverso de
crescimento.
Eu iria gostar...
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