Uma nova forma de pensar o Management torna-se necessária para
encontramos não apenas novas respostas para velhos problemas que
insistem em nos atormentar, mas também para buscar novas respostas para
os desafios novos que começam a nos angustiar por nos pegarem de
surpresa. Além disso, já é necessário formatar soluções inovadoras para
situações que nem conhecemos ainda – para que a sua carreira e a empresa
onde trabalha tenham um futuro mais autosustentável.
Insistir no velho modelo é ignorar que o
eixo do mundo corporativo está mudando. É aplicar soluções obsoletas
aos desafios atuais. Infelizmente, a maioria das empresas e escolas de
negócios comete esse equívoco: continua formando líderes e gestores para
o passado, para uma realidade que não existe mais.
Estamos dirigindo nossas empresas de olho no espelho retrovisor,
guiando-nos pelo pensamento de alguns gurus nascidos no século XIX, que
foram transformados em práticas gerenciais no XX e que não se ajustam
mais ao contexto do século XXI.
Senão, vejamos: depois de sua criação, no início do século XX, o
Management deu um salto logo após a Segunda Guerra Mundial e mais um nas
décadas de 1970 e 1980. Desde então o que tem proliferado bastante são
ferramentas, o “como fazer”. As formulações conceituais de fato
inovadoras, assim como práticas gerenciais realmente pioneiras, têm sido
raras e isoladas. Diferentemente da evolução de outros campos do
conhecimento, é necessário fazer um esforço imenso para nos lembrar de
conceitos realmente inovadores que tenham surgido no Management nas duas
últimas décadas.
Tão grave quanto a escassez de abordagens novas e eficazes é
constatar que mesmo as novidades, ou não são do conhecimento da maioria
das empresas ou não têm sido colocadas em prática com a profundidade
merecida. A maioria prefere o lugar comum do já conhecido e continua
tentando aperfeiçoar as técnicas e ferramentas já desbotadas pelo uso.
Precisamos evoluir, dando um passo além. É necessário mudar o modelo
mental, a forma de pensar e exercer o Management para desenvolver algo
que ilumine melhor — de modo mais claro, perene, intenso — a nova e
cambiante realidade.
Precisamos superar alguns princípios da Era do Management.
Vários empresários, executivos e pessoas na linha de frente do mundo
corporativo sabem muito bem que as práticas adotadas nas suas empresas
estão defasadas em relação às mudanças ocorridas nas últimas décadas.
Mas, sabemos que quem tem interesses na velha tecnologia de gestão
jamais apoiará o novo. As mudanças de paradigma sempre são propostas por
quem não se beneficia do status quo. E despertam resistência porque
obrigam a ver o mundo de modo diferente.
O novo tempo exige nova forma de pensar. Não se trata apenas de uma
época de mudanças, mas de uma mudança de época. Pode constituir uma
imensa oportunidade, se soubermos aproveitá-la. Cada um de nós pode ser
coautor de um novo capítulo da trajetória da sua empresa e da História
do Management. Precisamos ter a coragem de inventar nosso futuro.
Sabemos que há momentos em que o passado deixa de iluminar o futuro.
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2012/04/11/neomanagement-uma-nova-forma-de-pensar-e-agir/
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